Bom dia alunos,
Seguem os dados para elaboração do relatório
- Cálculos necessários para cada etapa e total:
Deformação;
Redução;
Carga de laminação a frio com e sem atrito;
Deformação elástica dos cilindros de laminação (considerando o atrito)
- Dados:
Material do cilindro: aço
Material do tarugo: alumínio puro
Diâmetro dos cilindros:
cilindro 1 = 61,65 mm
cilindro 2 = 62,85
cilindro 3 = 63,25
Largura do tarugo = diâmetro do tarugo
Os outros dados devem ser ou procurados na internet (coeficiente de atrito ou tensão de escoamento, se necessários) e nos dados coletados no experimento.
O prazo de entrega do relatório é 4 de julho, por e-mail.
att.
Prof. Maria Adrina
Conformação Plástica dos Metais UFPA (TE 04174)
segunda-feira, 16 de junho de 2014
sexta-feira, 6 de junho de 2014
Avisos e Segunda Lista de Exercícios
Bom dia alunos,
Conforme informado em sala de aula, seguem os avisos:
1- A lista deverá ser entregue até o dia 13/06 às 23:59 h
2 - As aulas práticas serão realizadas nos dias 11/06 (turma da manhã) e 13/06 (turma da tarde). Caso haja paralisação no dia 11/06 e os portões estejam fechados, a atividade prática será realizada pelas duas turmas no dia 13/06.
3 - A aula prática consta da visualização de um processo de laminação a frio, de onde deverá ser elaborado um relatório, em equipe. Este deve conter:
1 - Introdução
2 - Materiais e Métodos
3 - Resultados e discussões
4 - Formulação matemática (que será informada no dia da aula)
5 - Conclusões
Este relatório deve conter no mínimo 5 e no máximo 10 páginas de conteúdo.
4 - A segunda avaliação realizar-se-á nos dias 18/06 para a turma da manhã e 20/06 para a turma da tarde, em equipe. Essas equipes serão as mesmas do relatório. A revisão será feita minutos antes do início de cada avaliação.
5 - A segunda chamada será realizada no dia 25/06 para a turma da manhã e 27/06 para a turma da tarde.
Quaisquer dúvidas, entrar em contato.
att.
Prof. Maria Adrina
Conforme informado em sala de aula, seguem os avisos:
1- A lista deverá ser entregue até o dia 13/06 às 23:59 h
2 - As aulas práticas serão realizadas nos dias 11/06 (turma da manhã) e 13/06 (turma da tarde). Caso haja paralisação no dia 11/06 e os portões estejam fechados, a atividade prática será realizada pelas duas turmas no dia 13/06.
3 - A aula prática consta da visualização de um processo de laminação a frio, de onde deverá ser elaborado um relatório, em equipe. Este deve conter:
1 - Introdução
2 - Materiais e Métodos
3 - Resultados e discussões
4 - Formulação matemática (que será informada no dia da aula)
5 - Conclusões
Este relatório deve conter no mínimo 5 e no máximo 10 páginas de conteúdo.
4 - A segunda avaliação realizar-se-á nos dias 18/06 para a turma da manhã e 20/06 para a turma da tarde, em equipe. Essas equipes serão as mesmas do relatório. A revisão será feita minutos antes do início de cada avaliação.
5 - A segunda chamada será realizada no dia 25/06 para a turma da manhã e 27/06 para a turma da tarde.
Quaisquer dúvidas, entrar em contato.
att.
Prof. Maria Adrina
quarta-feira, 7 de maio de 2014
Erratas
Boa noite a todos!
Faço essa postagem hoje para fazer explicações e pedir desculpas acerca de dois erros cometidos.
Estou bastante atribulada nessas últimas semanas, especialmente com o processo para aquisição de um torno e um centro de usinagem CNC para o Laboratório de Máquinas Operatrizes, processo que já dura mais de um ano e que depois de muito rodar caiu nas minhas mãos.
Por conta disso, cometi dois equívocos. O primeiro foi em relação ao e-mail que informei no blog, para envio da lista. Eu possuo três e-mails, sendo um pessoal, um institucional e um para disciplinas. Acabei misturando os e-mails e mandei errado pra vocês. Meu e-mail de disciplinas é prof.adrina@gmail.com e não @ufpa.br, como eu postei. Obviamente isso causou um grande transtorno para todos no envio da lista. Peço um zilhão de desculpas pelo erro e aviso que aceitarei tanto na minha sala quanto pelo e-mail correto as listas enviadas até sexta-feira (09/05).
O segundo equívoco foi em relação à resolução da primeira questão, que foi resolvida em sala já na turma da manhã pela minha aluna de estágio docente. Não é justificativa o que direi, mas são tantas questões do meu banco que realmente me equivoquei na hora de resolvê-las e só fui perceber quando ela me informou do questionamento de um aluno em sala e aí eu fui rever a questão. Realmente a forma que foi resolvida não está correta. Pensei em postar aqui a solução, mas acho mais prudente disponibilizar um plantão amanhã (quinta-feira, 08/05) pela manhã, a aula da turma da tarde de sexta-feira (14:50 h) e a correção antes do início da avaliação, no dia desta, para explicar a maneira correta de resolver.
Peço, novamente, zilhões de desculpas, reitero que isso não é comum, mas infelizmente aconteceu, e espero corrigir os dois equívocos sem maiores transtornos.
att.
Prof. Maria Adrina
Faço essa postagem hoje para fazer explicações e pedir desculpas acerca de dois erros cometidos.
Estou bastante atribulada nessas últimas semanas, especialmente com o processo para aquisição de um torno e um centro de usinagem CNC para o Laboratório de Máquinas Operatrizes, processo que já dura mais de um ano e que depois de muito rodar caiu nas minhas mãos.
Por conta disso, cometi dois equívocos. O primeiro foi em relação ao e-mail que informei no blog, para envio da lista. Eu possuo três e-mails, sendo um pessoal, um institucional e um para disciplinas. Acabei misturando os e-mails e mandei errado pra vocês. Meu e-mail de disciplinas é prof.adrina@gmail.com e não @ufpa.br, como eu postei. Obviamente isso causou um grande transtorno para todos no envio da lista. Peço um zilhão de desculpas pelo erro e aviso que aceitarei tanto na minha sala quanto pelo e-mail correto as listas enviadas até sexta-feira (09/05).
O segundo equívoco foi em relação à resolução da primeira questão, que foi resolvida em sala já na turma da manhã pela minha aluna de estágio docente. Não é justificativa o que direi, mas são tantas questões do meu banco que realmente me equivoquei na hora de resolvê-las e só fui perceber quando ela me informou do questionamento de um aluno em sala e aí eu fui rever a questão. Realmente a forma que foi resolvida não está correta. Pensei em postar aqui a solução, mas acho mais prudente disponibilizar um plantão amanhã (quinta-feira, 08/05) pela manhã, a aula da turma da tarde de sexta-feira (14:50 h) e a correção antes do início da avaliação, no dia desta, para explicar a maneira correta de resolver.
Peço, novamente, zilhões de desculpas, reitero que isso não é comum, mas infelizmente aconteceu, e espero corrigir os dois equívocos sem maiores transtornos.
att.
Prof. Maria Adrina
sexta-feira, 25 de abril de 2014
Lista de Exercícios parte 2 e informações
Bom dia alunos,
Conforme informado em sala de aula, segue a segunda parte da lista de exercícios.
A lista completa deve ser entregue até o dia 06/05, por e-mail (prof.adrina@ufpa.br). Não serão aceitas listas entregues depois desse período.
A aula de revisão/resolução da lista será no dia 07/05 para a turma da manhã e dia 09/05 para a turma da tarde.
A primeira avaliação será realizada uma semana depois da revisão, ou seja, 14/05 para a turma da manhã e 16/05 para a turma da tarde.
Quaisquer dúvidas entrar em contato.
att.
Prof. Maria Adrina
Conforme informado em sala de aula, segue a segunda parte da lista de exercícios.
A lista completa deve ser entregue até o dia 06/05, por e-mail (prof.adrina@ufpa.br). Não serão aceitas listas entregues depois desse período.
A aula de revisão/resolução da lista será no dia 07/05 para a turma da manhã e dia 09/05 para a turma da tarde.
A primeira avaliação será realizada uma semana depois da revisão, ou seja, 14/05 para a turma da manhã e 16/05 para a turma da tarde.
Quaisquer dúvidas entrar em contato.
att.
Prof. Maria Adrina
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Lista de Exercícios Capítulo 2
Bom dia alunos,
Conforme informado em sala de aula, segue a lista de exercícios referente ao capítulo 2 da disciplina. Ela deverá ser entregue juntamente com a parte 2 quando solicitada. Aproveito também para informar que devido o feriado da Semana Santa não teremos aula na quarta-feira (16/04, turma da manhã) para manter junto o conteúdo da manhã e da tarde.
Bom feriado a todos!
att.
Prof. Maria Adrina
Conforme informado em sala de aula, segue a lista de exercícios referente ao capítulo 2 da disciplina. Ela deverá ser entregue juntamente com a parte 2 quando solicitada. Aproveito também para informar que devido o feriado da Semana Santa não teremos aula na quarta-feira (16/04, turma da manhã) para manter junto o conteúdo da manhã e da tarde.
Bom feriado a todos!
att.
Prof. Maria Adrina
segunda-feira, 29 de julho de 2013
segunda-feira, 8 de julho de 2013
Material de Aula
Bom dia alunos,
Segue parte do capítulo 4 da disciplina, dividido em 2 até o momento:
Quanto à nossa atividade prática, esta será realizada nestas quarta e sexta-feiras, horário de aula ok? Venham com roupa adequada à atividade de laboratório (calça. camisa de manga e sapatos fechados) att. Prof. Maria Adrina
Quanto à nossa atividade prática, esta será realizada nestas quarta e sexta-feiras, horário de aula ok? Venham com roupa adequada à atividade de laboratório (calça. camisa de manga e sapatos fechados) att. Prof. Maria Adrina
Assinar:
Postagens (Atom)